Em 1925, o estilista italiano Armando Brasini propôs um masterplan para transformar a capital albanesa Tirana. Quase cem anos depois, o Tirana 2030 (TR030), projeto de Stefano Boeri Architetti, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Tirana. Em colaboração com o Unilab e IND, Boeri busca definir uma nova era na capital do país, incorporando o desenvolvimento controlado, infra-estrutura avançada, corredores verdes e a valorização do patrimônio arquitetônico da cidade.
O TR030 propõe grandes investimentos em infra-estrutura e serviços públicos de Tirana. Novas ligações ferroviárias de alta velocidade do centro da cidade vão conectar o aeroporto ao terminal marítimo. Uma taxa aplicada ao trânsito terá como objetivo reduzir o transporte privado e aumentar o uso do transporte coletivo.
O uso do meio ambiente para enriquecer a cidade é um aspecto importante do TR030. Para prevenir a expansão urbana, uma floresta orbital de dois milhões de novas árvores cercará Tirana, obrigando que o desenvolvimento ocorra para dentro do centro histórico da cidade. O plano visa triplicar a quantidade de espaços verdes no centro da cidade através de dois anéis verdes voltados para pedestres e ciclistas e um grande oásis em torno do lago Farka.
Rios que atravessam a cidade se tornarão corredores azuis da regeneração e da biodiversidade. Ao longo do vale Elbasan-Krrabë, um corredor verde permitirá a produção, armazenamento e distribuição de energia renovável para alimentar o crescimento da cidade.
O Plano Geral de Tirana manifesta o futuro de uma metrópole policêntrica e caleidoscópica que apresentará um reequilíbrio entre a cidade e a natureza. - Stefano Boeri Architetti
Após ter vencido um concurso internacional organizado pelo governo da Albânia em 2015, o Plano buscará a aprovação do Conselho Nacional desde o início de 2017. Assista, a seguir, ao vídeo que explica as ideias por trás de Tirana 2030.
Arquitetos
Localização
Tirana, AlbâniaEquipe de projeto
Stefano Boeri Architetti, UNLAB, IND, Prefeitura de TiranaEquipe Stefano Boeri
Francesca Cesa Bianchi, Corrado Longa, Laura Di Donfrancesco, Hana Narvaez e Jacopo Abbate, Jona Arcaxhiu, Orjana Balla, Rudina Belba, Michele Brunello,Tracy Decolly, Ani Marku, Era Merkuri, Martina Mitrovic, Jona Osmani, Elian StefaUNLAB Team
Andreas Faoro, Francesca Rizzetto, Matteo Andrenelli, Eneida Berisha, Chiara Cirrone, Melania Keci, Erisa NesimiEquipe IND
Felix Madrazo, Arman AkdoganEquipe da Prefeitura de Tirana
Erion Veliaj, Arbjan Mazniku, Joni Baboci, Nevin Bilali, Devis Agaraj, Gjergj BakallbashiConsultoria de transporte
Mobycon, Edmond AliteEstratégia de paisagismo e meio ambiente
Laura GattiAnálise de paisagismo e meio ambiente
EMA ConsultingInfraestrutura
Maria Chiara Pastore, Dritan Bradko, Fatjon Zekaj, Gezim TolaConsultoria legal
Florian XhafaAgrônomo
DISAASociólogo
Vasilika ShtephaniEconomista Urbano
TU DelftCartografia e planejamento urbano
Eri Cobo, Erin MllojaAcessibilidade
Lisa NojaRegeneração urbana
Lorenza BaroncelliPatrimônio cultural
Kreshnik MerxhaniCultura e eventos
Tommaso SacchiCliente
Ministério de desenvolvimento urbanoAno do projeto
2017Fotografias